domingo, 20 de outubro de 2013

Horário de verão começa à meia-noite: adiante o relógio


O horário de verão começa amanhã e, com ele, uma nova rotina deve tomar conta das cidades brasileiras até 16 de fevereiro do ano que vem. À meia-noite de hoje, os relógios dos moradores de estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem ser adiantados em uma hora. Em todo o Brasil, a estimativa é de que a iniciativa proporcione uma economia de R$ 400 milhões durante os quatro meses de vigência.

No Distrito Federal, a Companhia Energética de Brasília (CEB) espera poupar 0,5% de energia e reduzir em 4% a demanda nos horários de pico. Mais do que resultados econômicos, a alteração muda o comportamento das pessoas, tanto na forma de consumir energia quanto na de aproveitar o dia, que fica mais longo.

A expectativa dos bares e dos restaurantes de Brasília é que o movimento nos estabelecimentos aumente 20% em razão do happy hour estendido, de acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no DF (Abrasel-DF). Além disso, é importante que as pessoas que tiverem de pegar avião e ônibus ou que farão provas de concursos fiquem atentas às mudanças no relógio.